QUEM SOMOS


Os Missionários Leigos da Província do Rio de Janeiro - Minas Gerais e Espírito Santo - nasceram da inquietação da Congregação Redentorista em encontrar novas maneiras de tornarem presentes no mundo a missão, o carisma redentorista e a espiritualidade afonsiana.

O marco fundamental desta herança e pertença é o Capítulo Geral da Congregação, realizado excepcionalmente aqui no Brasil, em Itaici, SP, no ano de 1991, que convoca todas as comunidades redentoristas presentes no mundo a abrirem-se aos leigos, de modo que estes possam ter maior participação nas experiências de vida, nos trabalhos apostólicos e na espiritualidade redentorista.

Na Província do Rio, Minas e Espírito Santo, a organização da Confraria se dá em Unidades. Estas, verdadeiras comunidades de fé e vida, contam com a participação e orientação de um assessor Redentorista Consagrado. São compostas por homens e mulheres (casados ou não), rapazes e moças, adolescentes e jovens que correspondem à sua vocação batismal segundo o carisma e a missão redentoristas.


Com reuniões ordinárias e retiros, além de encontros anuais, os Missionários Leigos Redentoristas se fortalecem no vínculo de pertença à Província e à Congregação, conhecem mais profundamente a espiritualidade, se formam integralmente enquanto pessoas humano-cristãs e testemunham sua vocação missionária redentorista através das atividades pastorais que exercem nas suas respectivas unidades, com alegria, humildade e generosidade.

Atualmente, a confraria vive um tempo novo. Novos Rumos foram traçados a partir da criação de uma equipe de Coordenação Leiga Provincial, formada por representantes das Unidades, juntamente com o Superior Provincial e um Redentorista Consagrado, que buscam animar os leigos, proporcionar uma maior integração entre as Unidades, a comunicação entre os setores regionais e a efetivação de projetos provinciais, priorizando 03 eixos fundamentais:
I – FORMAÇÃO: Entende-se aqui as dimensões humana/afetiva, bíblica/teológica e redentorista;
II – ESPIRITUALIDADE: com destaque para a dimensão individual e comunitária do Carisma Redentorista;
III - CRIATIVIDADE MISSIONÁRIA: aqui o foco é a formação de núcleos de estudos, produção de artigos, textos, cd’s, partilhas científicas, mesas redondas e simpósios.

Chamados à comunhão para a missão, vão os leigos experimentado novos caminhos de parceria com os Redentoristas, vivendo de uma maneira nova sua vocação batismal e, assim, participam com alegria e ousadia da missão de Jesus Cristo no anúncio do Reino de Deus, proclamando a Boa Nova aos pobres no espírito de Santo Afonso. Em comunhão com toda a Congregação, também os Leigos Missionários dão a vida pela Copiosa Redenção.


10 MANDAMENTOS DOS MLR
Os 10 passos que julgamos importantes no itinerário de santidade do MLR.
  • Está inserido na vocação universal à santidade. Mergulhado no mistério do Deus Trino, faz de sua vida um louvor constante ao Pai (Criador), ao Filho (Redentor) e ao Espírito (Santificador).
  • Seguindo a Jesus em sua Encarnação, Paixão e Eucaristia, leva a sério a humanidade como lugar da revelação de Deus.
  • Assume a própria história como lugar da gramática de Deus e aí busca discernir, com a força do ES, o que é cristão ou não.
  • No mundo, é chamado a ser Igreja, vocação de todo batizado, contribuindo naqueles desafios pastorais mais urgentes.
  • Pelo seu jeito de vida anuncia a Copiosa Redenção principalmente aos mais pobres, como desejou Santo Afonso.
  • Tem como fonte inspiradora os santos, beatos, mártires redentoristas e também Maria, a Mãe do Perpétuo Socorro.
  • Participa, com a comunidade redentorista consagrada, de sua missão e por isso mesmo interessa-se por uma cultura espiritual redentorista.
  • Busca na vida orante o sustento para o cotidiano.
  • Seu testemunho vivo suscita o desejo de novas pessoas serem MLR ou até mesmo um redentorista consagrado.
  • Preocupa-se em deixar o Cristo Redentor ir transformando sua vida para que ela seja mais humana e por isso mesmo mais de Deus.
Pe. Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R / Província do Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário