quarta-feira, 7 de abril de 2021

FÉ E CIÊNCIA NA PANDEMIA






   O Papa São João Paulo II ponderou que a ciência ajuda a esclarecer a nossa fé, e a fé ajuda a ciência a ser instrumento do bem. A fé aponta a direção dos caminhos, enquanto a ciência estuda seus problemas e soluções. É preocupante, na pandemia, o negacionismo da ciência. Nós, como cristãos, não podemos entrar nessa.

No Brasil, são mais de trezentas mil mortes e no mundo já passam de milhões. O que fazer? Acreditar sempre que o Senhor Deus não nos abandonará, porque Ele não deseja nenhum mal para os seus filhos. O Espírito Santo já está agindo, iluminando os cientistas a criarem vacinas e medicamentos capazes de conter a contaminação do coronavírus.  É lamentável a aquisição de um número reduzido de vacinas pelo nosso país. As consequências estamos vivendo, trancafiados em nossas residências. Tenhamos fé que o Senhor de todas as ciências não nos deseja nenhum mal e, na sua infinita misericórdia, vai exterminar esse vírus. Porém, o momento é de alerta, para que nos conscientizemos de nossa fragilidade.

Não custa lembrar que Deus criou o universo com suas riquezas para todos. Precisamos acabar com as discriminações de qualquer espécie, com a pobreza, com a miséria, com os excluídos, com a fome. Constatamos que com o Covid-19 não existe nem pobre, nem rico, pois a virose atinge a todos sem distinção social. Deus é paciente e está nos concedendo tempo, com o Rioprolongamento da pandemia, para que mudemos nossas condutas.

Para nossa reflexão, fica a comparação do Papa São João Paulo II: "Fé e razão são como duas asas, pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade". A verdade é Deus, como disse Jesus: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". Diante do exposto, apresenta-se a interrogação: até quando o Senhor irá esperar a conversão da humanidade?

                                                                     (José Adriano Gonçalves - MLR /Rio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário