terça-feira, 27 de abril de 2021

PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO MLR

No dia 27 de abril, a Unidade dos Missionários Leigos Redentoristas - MLRs da Paróquia Santo Afonso - completa 19 anos de existência. Com carinho, sobressai a presença do primeiro Dirigente Espiritual, Pe. Jesu Ferreira de Assis, CSsR, já falecido. Ele traçou as diretrizes que deveriam nortear a caminhada a ser percorrida. Lembrou que todos foram convidados pela comunidade religiosa da Paróquia, para serem testemunhas do Redentor num mundo ferido. E juntos proclamarem a Boa Nova de Jesus Cristo aos mais pobres, excluídos e abandonados. O redentorista não é o senhor, mas o servidor, a exemplo da Mãe Santíssima, e amigo de Deus, o verdadeiro protagonista da história. Para essa vivência é necessária uma vida de oração. O grande objetivo dessa interação entre religiosos e leigos é participar da Missão Redentorista, conscientes de que sem o Espírito Santo, a missão não será mais do que propaganda.

Para serem atraídos pelo carisma de Santo Afonso, que vive a comunidade redentorista que os acolhe, é preciso a formação inicial de três anos. A finalidade é conhecer os Estatutos e Diretrizes Redentoristas, os Santos e Beatos da Congregação e participar efetivamente das comemorações redentoristas, das religiosas e dos eventos delineados pelo Dirigente Espiritual e pelo Pároco. É um tempo de discernimento vocacional e de formação para a Missão. Após esses três anos, o candidato será avaliado e sendo aprovado receberá a Cruz Redentorista, numa celebração eucarística.

Hoje o Núcleo da Santo Afonso conta com dez membros efetivos e quatro postulantes, sendo que do grupo inicial só um membro fundador perseverou. Outro ponto importante: a formação deverá ser permanente para o crescimento individual de cada leigo. Ele será sempre "um colaborador ativo que participa da vida apostólica da Congregação Redentorista". Será também uma testemunha do Redentor com sua palavra de missionário e sendo discípulo na sua vida pessoal e cotidiana, na sua casa, nos ambientes que frequenta. Viverá sempre os carismas redentoristas, os quais abraçou, porque uma vez Missionário Leigo Redentorista, sempre redentorista.

                                                            José Adriano Gonçalves- MLR -Fundador



Nenhum comentário:

Postar um comentário