quinta-feira, 31 de julho de 2014

POR DIAS MELHORES, COM SANTO AFONSO





 Viver implica em manter-se num processo de aprendizagem constante e, parafraseando Cora Coralina, “isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar...”.

Segundo dados divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde, a expectativa de vida aumentou em média seis anos no mundo todo. Entre outros fatores, a consciência em busca de uma melhor qualidade de vida contribui para que as pessoas hoje vivam mais e melhor.

Em geral, essa qualidade de vida está relacionada à autoestima e ao bem-estar pessoal e abrange uma série de aspectos como o nível socioeconômico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e a religiosidade, além do estilo de vida e da satisfação com atividades diárias e o ambiente em que se vive.

Sendo assim, estar preparado para as grandes mudanças, decorrentes de uma idade mais avançada, é de suma importância para a saúde em todos os aspectos: físico, social, psíquico e espiritual. Momentos de lazer, interação social e desenvolvimento de atividades colaboram para uma rotina ativa e saudável.

A vivência da espiritualidade em comunidade também pode colaborar para uma qualidade de vida melhor.

Um exemplo bem próximo a nós está na Paróquia Santo Afonso. A Pastoral da Terceira Idade, por meio do fortalecimento na fé e da participação em atividades diversas, tem proporcionado aos idosos o convívio social e a capacidade para estabelecer novos laços de amizade, mantendo distante o fantasma da solidão.

Não por acaso, muitos idosos se identificam com o padroeiro, Santo Afonso Maria de Ligório, que, em seu livro “Memórias de Outono”, descreve algumas dificuldades encontradas por ele em sua idade já avançada:

"Anos atrás, quando eu podia assumir meia dúzia de compromissos ao mesmo tempo, meus amigos me diziam que eu devia escrever minhas memórias. Eu achava isso engraçado e dizia: “Se quando eu ficar bem velhinho, preso a uma cadeira de rodas e sem nada a fazer, é bem isso que vou fazer”.

Bem, aqui estou eu, preso a uma ca­deira de rodas. Velho mesmo; oitenta e três anos! Nasci em 1696. E quanta coisa aconteceu no decorrer desses anos! Interessante.., lem­bro-me até dos pormenores desses anos todos. Mas, agora, nem me lembro o que me serviram para o café da manhã. Também não posso mais assumir todos os compromissos de outrora.[...]"

Nesse contexto, considerando as vivências deste homem, Afonso, idoso, surgiu em nossa igreja a ideia de torná-lo referência para os anciãos de nossa paróquia. 

 No dia 31 de julho, em celebração solene, nosso santo foi reverenciado, junto à comunidade, para que todos, principalmente os idosos, tenham nele um prestimoso intercessor, inspiração de alguns MLR de nossa unidade. 
Você também é convidado a viver dias melhores com Santo Afonso, conhecendo sua vida e suas obras. Venha Participar!
Cátia Regina E. Costa

MLR-Rio


Nenhum comentário:

Postar um comentário