sábado, 14 de dezembro de 2013

OS REDENTORISTAS E A ENCARNAÇÃO




Deus se fez homem por todos nós e, em sinal do seu infinito amor pela humanidade, enviou seu Filho; nasce Jesus Cristo, que desce da onipotência divina e arma sua tenda no meio de nós. O mistério da Encarnação: é o processo que vai do “Sim” de Maria, até o “Sim” de Jesus na Cruz, e continuado misticamente na Eucaristia, como atualização da Redenção.


Santo Afonso precisou mergulhar no mistério o divino presente na Encarnação, Paixão e Eucaristia (três facetas do mesmo mistério), tendo como símbolos: Presépio, Cruz e Pão, (fatos essenciais que provam até onde chegou o amor de Deus em busca do amor humano), para constituir a Espiritualidade Redentorista, cujo objetivo de vida, é seguir Jesus. O Cristo Redentor é o centro da Espiritualidade Redentorista, celebrado na Eucaristia. Por isso, o amor “de” Jesus e o amor “a” Jesus é a chave da Redenção.


Segundo Santo Afonso, a grande misericórdia de Deus por nós, manifestada em Jesus, exige nosso amor em retribuição. “Porque desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (Jo 6,38). E a vontade de Deus é que todos sejam santos, cada um em sua ocupação, seja na Igreja, na família ou na comunidade. Nesse amor, Deus movimentou a criatividade divina, encontrou na Encarnação, o chamado para a construção do seu Reino e a salvação da humanidade. 


O amor ao Verbo Encarnado é a primeira ideia-força da Espiritualidade Afonsiana, porque mantém o sentido de proximidade de Deus ao homem. E Santo Afonso acrescenta: antes que ver Jesus no outro, nossa espiritualidade pede que sejamos uma “imagem viva” de Jesus para o outro, uma continuação do Cristo para o homem de hoje. Por isso, o Redentorista continua nos passos de Santo Afonso, vivenciando a experiência do afeto profundo, a Jesus Cristo.


Ser redentorista é ter a espiritualidade na teologia da Encarnação, na fé e na centralidade de Jesus, como missionário itinerante. É necessário buscar uma identificação total com Jesus para se tornar de fato um redentorista, pois só Nele e com Ele seremos capazes de dar o “sim” e amar, como Jesus ama seu Pai. Redentorista é por exigência mítica, um continuador do Verbo Encarnado, em tudo o que a Encarnação redentora significa como inculturação.


...E o verbo se fez carne e veio morar no meio de nós. E contemplamos sua glória (Jo 1,14)


Cleo Gurgel – MLR/Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário