sábado, 13 de abril de 2013

Plano Provincial Pastoral dinamizado na Santo Afonso



A Província do Rio elaborou um PPP – Plano Provincial Pastoral – voltado para as suas Unidades Paroquiais, incluindo os Santuários de Curvelo – São Geraldo – e de Campos dos Goytacazes – N. Srª do Perpétuo Socorro.

Na 6ªfeira, dia 12/04, às 19h, no Salão Paroquial, com a presença do Pároco, Pe.Luís Carlos, Conselheiros e um grande número de Coordenadores, a dinâmica foi conduzida pela Conselheira Cleo Gurgel - MLR/Rio -, que explanou, com muita clareza, todo o processo a ser desenvolvido, nas paróquias e santuários,  que consta do documento apresentado pela província.

Dos caminhos apresentados/propostos no instrumento, “As mudanças de época”, “Dinâmica dos Santuários” e “Evangelizar a juventude”, este último foi bem enfatizado, pois cabe a todos nós “levar nossa juventude a desenvolver o seu potencial comunitário em vista da ética e do bem de todos, a assumirem o seu papel específico na comunidade eclesial e no exercício do protagonismo que deles se espera,, nas comunidades e na luta por uma sociedade que proporciona vida a todos.”

Um enfoque importante foi dado à integração Pastoral da Juventude & Pastoral Vocacional, com respaldo, da Pastoral Familiar. Neste foco, nós da Santo Afonso estamos realmente precisando de um trabalho mais elaborado e profundo, visto que estamos em fase de re-implantação da Pastoral Vocacional. E é de suma importância o caminhar das duas pastorais – Juventude e Vocacional, com a presença da Pastoral Familiar,muito atuante em nossa paróquia. Essa junção faz-se necessária, cremos, em todas as unidades da província.

A família, alicerce fundamental na formação de valores e direcionamento na escolha das vocações, pode e deve oferecer subsídios para que haja um engajamento maior dos jovens na vida pastoral. Subsequentemente, serão mais atuante, estarão em sintonia com a Boa Nova e, com convicção, responderão ao chamado do Redentor.

Temos consciência de que através de mudanças na trajetória religiosa, lançando um olhar mais atento às necessidades em relação à busca de um sentido real da vida e abertos às transformações internas, com certeza, iremos encontrar soluções para um processo evangelizador amplo, novo e um comprometimento maior de nossas pastorais. Tudo isso, firmado na espiritualidade redentorista, fincando suas raízes e identidade.

A proposta, do pároco e da Conselheira Cleo Gurgel, é que todos voltassem a uma releitura do documento.

Nair Pimenta - MLR/Rio





Nenhum comentário:

Postar um comentário