quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

QUARESMA - NASCER DE NOVO


Vivemos numa época muito conturbada, que mal temos tempo para colocar as coisas em ordem, especialmente, dentro da gente. A nossa volta, mesmo que não queiramos, há um turbilhão de informações conflitantes, há equívocos, valores e comportamentos distorcidos; notícias de todos os gêneros a nos destemperar, e tentações que nos levam ao enfraquecimento da fé.

Precisamos “nascer de novo”, encontrar um tempo para reflexão e meditação. Rever nossa caminhada, posturas e a busca da reconciliação. E esse tempo é o da Quaresma. Ele nos propicia, também, encontrar o verdadeiro sentido da conversão.

A Quarta-Feira de Cinzas nos convida à conversão: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. A partir daí, durante os quarenta dias que antecedem a maior festa cristã, a Páscoa, que é a morte e ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo. Preparamo-nos para a renovação de nossa existência em Cristo, voltamos para dentro de nós mesmos, e somos levados a apascentar o nosso coração, libertando-nos de tudo aquilo que nos aprisiona, escraviza e faz mal.

Todos nos deparamos, frequentemente, com tentações. Porém o que precisamos é enfrentá-las. E são tantas que se não nos fortalecermos e não nos prevenirmos, com certeza, seremos alvos fáceis às derrotas e intempéries da vida.

Lembrando que na Quaresma fixamo-nos em três pilares da sua espiritualidade: a oração, o jejum e a esmola. Práticas que nos levam à purificação do coração, a exercitarmos o amor fraterno, a corrigirmos as nossas falhas e seduções; a superarmos o egoísmo e a acolhermos, amorosamente, a misericórdia de Deus que nos quer perdoar. Esclarecendo, também, que o sentido do jejum quaresmal é a busca pela purificação e confirmação da nossa vida cristã, inteiramente destituído de valor e sentido, se não for vivificado pela caridade.

Quaresma - “tempo forte” que nos dispõe para a Páscoa; tempo de crescer em comunhão com os irmãos, especialmente, os excluídos, os mais pobres e os mais necessitados. E Cristo, nesse tempo, nos convida à mudança: a mudar de vida. Viver a Igreja como um caminho a Ele. De que maneira? Escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando gestos concretos de amor.
 Aproveitemos esses quarenta dias para uma conversa íntima com Deus. Para dizer-Lhe o quanto O amamos, e que nossa maior alegria é estar com Ele. Oremos sem cessar, pois tudo pode ser mudado pela oração. Basta ter fé!
Uníssonos, agradeçamos ao Senhor pelas nossas vidas. Peçamos a Ele que nos ilumine e nos conduza por caminhos retos. Abramos o nosso coração para deixá-Lo agir. Confiemos Nele!
Desejamos a todos uma boa preparação para a Páscoa do Senhor.
Nair Pimenta – MLR/Rio



Nenhum comentário:

Postar um comentário