terça-feira, 31 de março de 2020

O CORONAVÍRUS NAS DORES DE MARIA


A maternidade de Maria começou na Anunciação, a partir de seu consentimento, e se concretizou na cruz, quando Jesus disse ao discípulo João, representando todos nós: "Eis aí a tua Mãe." Depois de elevada ao céu, até a consumação dos séculos, Maria não abandonará a missão que lhe foi confiada: Mãe de toda a humanidade.
Na sua primeira dor: Simeão revela à Maria que uma espada transpassará o seu coração. O coronavírus hoje representa esta espada sangrando o teu coração e ameaçando a todos nós.
Na segunda dor: Herodes manda matar as crianças até dois anos. Maria e José fogem para o Egito com Jesus, que estava ameaçado de morte. O Herodes de hoje é este vírus indivisível, infectando e matando indiscriminadamente a humanidade. Maria chora pelas nossas dores e pede a seu Filho Jesus misericórdia por cada um.
Na terceira dor: a perda do seu Filho e o reencontro no templo de Jerusalém, após três dias de aflição. Maria se compadece de nós que não podemos acompanhar o familiar doente.
Na quarta dor: Maria encontra-se com seu Filho flagelado, ensanguentado, coroado de espinhos, no caminho do calvário. Maria, mulher corajosa, olha por todos que estejam flagelados pelo coronavírus e intercede pela cura junto a teu Filho Jesus.
Na quinta dor: Maria permanece ao pé da cruz e vê seu Filho inocente ser crucificado. Maria é forte e, diante da pandemia atual, mantém cada filho no seu coração. Mãe, te rogamos pelos nossos agonizantes, totalmente isolados, que antes do último suspiro se reconciliem com seu Filho Jesus e se salvem.
Na sexta dor: Maria recebe nos seus braços o corpo do seu Filho já morto. Quantos óbitos ocorrem diariamente. Colocamos no teu colo de Mãe todos os corpos dos falecidos e intercede pela salvação de todas as almas que partiram.
Na sétima dor: Maria ajuda a enfaixar o corpo do seu Filho e acompanha o seu sepultamento. Para evitar contágio, não podemos sepultar nossos entes queridos. Mãe, como fizeste com teu Filho Jesus, acompanha o sepultamento de teus filhos aqui na terra e consola os familiares.
Mãe das Dores, no teu regaço colocamos todas as dores dos seres humanos: o estresse e o desânimo pelo confinamento nos lares; o risco de vida dos que trabalham na rede de saúde, na segurança, na comunicação e nos serviços essenciais; os desempregados, os autônomos, os trabalhadores informais e de serviços avulsos; os moradores de rua; os religiosos, pastores e líderes de todas as crenças que não podem exercer seu ministério.
Mãe das Dores, Mãe de Misericórdia, passa na frente, protegendo-nos e também os nossos entes queridos; passa na frente, intercedendo pela cura desse vírus devastador, junto ao teu Filho Jesus.
Pai Celeste, sabemos que não desejais mal algum a teus filhos. Por isso te rogamos, em nome do teu Filho Jesus e por intercessão de tua Filha, a Mãe das Dores, o encurtamento dessa provação com a descoberta da cura do coronavírus, através das luzes do Espírito Santo.
                                                          José Adriano Gonçalves – MLR/Rio
(Apaixonado por sua Mãe das Dores)  

domingo, 29 de março de 2020

MARIA, PASSA NA FRENTE!


Jesus também percebeu que, nas tempestades da vida, precisávamos de alguém que tivesse força para nos ajudar nas nossas dificuldades. E nos deixou a sua Mãe, Maria Santíssima. Ela está a nosso serviço, como Mãe e Mestra, intercedendo por nós junto a seu Filho Jesus. Peçamos sempre a ela que passe à frente das ventanias da vida para acalmar os nossos corações. Não é fácil ter que ajudar um filho, marido ou esposa alcoólatras ou viciados em drogas. Não é fácil encontrar-se com alguém que nos machucou muito e lhe conceder o perdão. Não é fácil encarar um chefe que quer demitir ou seduzir a funcionária. Não é fácil chegar ao final do mês e não ter dinheiro para pagar as contas e se alimentar. As situações são muitas e precisam ser resolvidas. 
Fica a sugestão: deixe Maria passar na frente para abrir portas, porteiras, caminhos, corações. E você perceberá que, se for para o seu bem, ela resolverá, porque para seu Filho Jesus nada é impossível. 
Segue a oração MARIA, SEGUE NA FRENTE, que pode ser rezada para enfrentar qualquer situação. Você também poderá rezá-la todas as manhãs, para que o dia seja muito abençoado.

ORAÇÃO
Maria passa na frente e vai abrindo estradas e caminhos. Abrindo portas e portões. Abrindo casas e corações. A Mãe vai na frente e os filhos protegidos seguem seus passos. Maria, passa na frente e resolve tudo aquilo que não podemos resolver. Mãe, cuida de tudo o que não está ao nosso alcance. Tu tens poder para isso! Mãe, vai acalmando, serenando e tranquilizando os corações. Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições. Tira teus filhos da perdição! Maria, tu és Mãe e também a porteira. Vai abrindo o coração das pessoas e as portas pelo caminho. Maria, eu te peço: Passa na frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti. Ninguém foi decepcionado por ti depois de haver-te invocado e pedido a tua proteção. 
Só tu, com o poder de teu Filho, podes resolver as coisas difíceis e impossíveis. 
Amém!

                                                  José Adriano Gonçalves – MLR / Rio      

quinta-feira, 26 de março de 2020

ANUNCIAR O EVANGELHO DE FORMA SEMPRE NOVA


Jesus vê um homem, de nome Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "segue-me." Reação daquele homem: "Ele se levantou e seguiu a Jesus" e o convidou para ir a sua casa para conhecê-lo melhor. "Enquanto estava à mesa, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se com Jesus e seus discípulos." Os cobradores eram renegados e odiados pelos judeus. Cristo não impõe nenhuma condição para sentar-se com eles. Ele faz dos pecadores seus companheiros, tomando refeição com eles. (Mt 9,9-10)
Mateus será um outro homem, convertido não por um sermão, mas por um olhar e pela presença de quem o chama pelo nome e com ele se senta e o acolhe sem preconceitos. Deus também nos chama pelo nome, amando-nos como nós somos para nos transformar como ele deseja que sejamos, como fez com Mateus.
"Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?" A resposta de Jesus é sábia e se resume em três sentenças, definindo as prioridades da missão: 1- Provérbio: "Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes." 2 - Citação Bíblica: "Quero misericórdia e não sacrifício." (Os 6,6).  3-Missão profética: "De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores." (Mt 9,11-13)
Os ensinamentos do Cristo são tão atuais que podem servir de base para a nova caminhada missionária. Santo Afonso segue nesta direção, ensinando-nos a sermos audazes na evangelização para dar a vida pela Copiosa Redenção: 1- Ir ao encontro dos pobres e abandonados, entrando no seu mundo marginalizado, fazendo-se aceito no seu universo de miséria. Para isso é preciso mudar a própria mentalidade. 2- Falar uma linguagem acessível que eles possam entender. A palavra é um meio e não um fim. 3- Sem amor e misericórdia não pode existir missão, nem vida cristã e muito menos perseverança. O medo passa e o pecado volta. Entre a pobreza material e a miséria moral, ali está a Igreja, ali é o lugar para as missões.
Jesus Redentor, eu te convido a entrar na tenda do meu coração para me transformar em teu discípulo e missionário.     
José Adriano Gonçalves – MLR / Rio

Sou um milagre | Eliana Ribeiro

quarta-feira, 25 de março de 2020

Sossega - BispoJulioFreitas

EM TEMPO DE QUARENTENA




 É HORA DE DESACELERAR E...

"É hora de desacelerar e valorizar as pessoas ao invés das coisas e saídas de casa.
A crise que aí está é sinal de decadência na forma de viver os valores e administrar a economia.
Vamos ficar em casa e reaprender a conviver com as pessoas e redescobrir o essencial na vida para ressignificar o sentido existencial espiritual.
Pense no próximo, não seja egoísta. Pode ficar em casa, porque a Comunidade Redentorista e Igreja Sto. Afonso estão orando por você e sua família, os médicos e agentes de saúde, além dos trabalhadores das aéreas vitais."
(Pe. José Geraldo de Souza, CSsR –
Reitor da Comunidade Santo Afonso
Assessor dos MLR)

NÃO VAMOS NOS DISPERSAR...




“O tempo é de vigilância. Nós não vamos nos dispersar. 
  Confie! Siga! Você não está sozinho/a!”
(Pe. Sérgio Luiz e Silva, CSsR –
Pároco da Paróquia Santo Afonso)

EM TEMPO DE ISOLAMENTO SOCIAL...



“Em tempo de isolamento social, quando o contato com os filhos e filhas é mais intenso, cria-se uma ótima oportunidade para avaliar a educação que está sendo transmitida aos filhos.
Partilho com você algumas pistas e orientações interessantes para o cultivo de filhos/as saudáveis e autônomos! Mesmo que não tenham filhos, vale a pena saber e partilhar!
Avante, pois, nesta difícil missão de educadores!”

(Pe. Nelson Antonio Linhares, CSsR – Superior Provincial)








domingo, 22 de março de 2020

O CORONAVÍRUS E A CEGUEIRA DA HUMANIDADE


Um cego de nascença foi levado a Jesus e Ele o curou. Perguntaram a Ele quem era o culpado. Cristo respondeu que nem o cego e nem seus pais, mas isto sucedeu para que se manifestem nele as obras de Deus.
A humanidade neste momento está vivenciando esta situação de cegueira com a presença do coronavírus. Deus não é o culpado, mas o próprio ser humano que deixou de enxergar os valores verdadeiros, senão vejamos: Deus foi esquecido e até esquartejado em praça pública; a família sendo destroçada, mormente pela mídia; o domínio dos sistemas vigentes, onde muitos têm tão pouco e poucos retém toda a riqueza; a ganância e a corrupção reinantes. Foi preciso surgir um vírus invisível, tremendamente devastador, para sacudir a humanidade e colocá-la em quarentena. O pior cego é aquele que não vê. O caminho recomendado: todos fiquem em casa, principalmente os idosos, para evitar a propagação da virose e cada um zelando pela higiene pessoal , lavando as mãos com água e sabão e também os objetos. É o início da cura da cegueira. No lar, a família voltando a se reunir, sem a pressa da sobrevivência. Em família, pode-se meditar e rezar, o que a maioria da humanidade se esqueceu de fazer.
A misericórdia de Deus está presente, vendo a nossa miséria com o seu coração de Pai. Peçamos a Ele que mande o seu Espírito Santo para iluminar os cientistas e pesquisadores a descobrirem a vacina e o remédio adequado para o combate ao coronavírus. A Mãe de Jesus e nossa Mãe passe na frente, protegendo a todos nós e principalmente os agentes de saúde, os nossos anjos protetores. Todos nós temos um pouco de culpa   nesta cegueira e chegou a hora da provação, para que possamos sair dessa pandemia e voltar a enxergar e construir um novo mundo, porque tudo que Deus fez é bom e é para todos, sem distinção.
Tenhamos fé, porque Deus é nosso Pai e jamais nos abandonará. As obras de Senhor serão manifestadas com a saúde da humanidade, porque tudo passa e Deus se esquecerá de nossas mazelas na sua infinita misericórdia. Não percamos a esperança, porque saímos de Deus e dele dependemos.
                                                                              José Adriano Gonçalves-MLR/Rio - idoso

sábado, 21 de março de 2020

MENSAGEM DO SUPERIOR GERAL DA CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR


MENSAGEM DO SUPERIOR GERAL DA CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR, 
Pe. MICHAEL BREHL, CSsR

Queridos confrades, irmãs, missionários leigos e associados redentoristas,
O mundo está passando por um momento de crise muito grave devido à propagação do novo coronavírus (COVID-19).
Enquanto lhes escrevo, este vírus já foi detectado em 159 países e continua a propagar-se. Muitos países já adotaram medidas muito severas para prevenir a propagação do virus, fechando suas fronteiras, escolas, parques, lojas, restaurantes, eventos esportivos, concertos, igrejas e lugares de culto.
Muitos de nós estamos confinados em nossas casas e lugares de residência. Nem sequer podemos celebrar o culto público nem a Eucaristia com o povo de Deus a quem servimos.
Muitos de nós nos sentimos impotentes ao não podermos visitar os doentes nem encontrar ou falar com as pessoas. Muitos de nossos serviços pastorais diários estão limitados. Estamos acostumados a ‘trabalhar sempre para os outros’, e nos perguntamos agora: que podemos fazer? As duas Uniões de Superiores Gerais com sede em Roma, que representam os religiosos e religiosas de todos os continentes, convocaram para uma Jornada Especial de Oração e Solidariedade, no domingo 22 de março.
Em espírito de solidariedade com o Papa Francisco e todos os religiosos e religiosas, peço-lhes que nos unamos a nossos irmãos e irmãos do mundo inteiro em solidariedade orante. O papa Francisco nos convida a rezar por todos os infectados, os falecidos e suas famílias, e pelos que cuidam dos doentes, especialmente os médicos, os(as) enfermeiros(as), profissionais da saúde e voluntários. Não podemos esquecer-nos dos pobres e abandonados, muitos dos quais perderam seu ganha-pão e fonte de renda.
Junto com esta carta Vocês encontrarão os links da página web dos Superiores Gerais, com uma mensagem, uma oração e um vídeo breve do papa Francisco. Que, como o Santo Padre, também nós possamos chegar até os outros de maneira criativa e “dar razão da esperança que nos anima” (Const. 10). Esta “esperança que não nos decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5, 5).

Seu irmão no Cristo Redentor, Michael Brehl, C.Ss.R.


quinta-feira, 19 de março de 2020

ENCONTRO E CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE OS MLR’S

UM NOVO TEMPO 

    Foi realizado um encontro e confraternização entre os MLR’s, na casa da Comunidade Redentorista, antecedidos de oração a São Clemente, que comungam da espiritualidade redentorista. Agradecemos o ótimo trabalho da coordenação que se despede - Paulo Alexandre e Nair Pimenta, que cumpriram seu tempo -  e orar pelo êxito de Nair e José Adriano nessa nova missão.

VIVA SÃO CLEMENTE!
Fonte: Pe. José Geraldo de Souza, CSsR
(Reitor da Comunidade Redentorista da Santo Afonso e
Assessor Espiritual dos MLR)






ANO CLEMENTINO - 15/03/2020 A 15/03/2021


PRESENÇA DOS MLR NA ABERTURA DO BICENTENÁRIO DE VIDA EM DEUS 
DE SÃO CLEMENTE Mª HOFBAUER


O Governo Geral da Congregação do Santíssimo Redentor decretou um Ano Jubilar em honra de São Clemente: de 15 de março de 2020 a 15 de março de 2021.

Há 200 anos, no momento em que os sinos anunciavam o Angelus, o Imperador Francisco I, da Áustria, assinou o decreto permitindo e aprovando a Congregação dos Redentoristas para a Áustria. Assim realizava-se a profecia de São Clemente: “É preciso primeiro que eu morra, só depois a Congregação se expandirá”. Ao receber a notícia do falecimento de São Clemente, o Imperador bradou: “Isto é duplamente doloroso para mim e meu povo, bem como para toda a Cristandade, porque ele era a coluna da Igreja”.

Aos 70 anos, depois de uma ardorosa e tensa vida missionária, partiu para a glória de Deus.

E no dia 15 de março passado, os MLR da Paróquia Santo Afonso, com alguns aspirantes, participaram das celebrações dos 200 Anos de vida em Deus do nosso amado São Clemente.






quarta-feira, 4 de março de 2020

A CAMINHADA QUARESMAL


No tempo da Quaresma três ações são recomendáveis para nossa conversão: a esmola que nos relaciona com o outro; a oração que estabelece o nosso relacionamento com Deus; o jejum que nos confronta com nós mesmos.
A Quaresma é um tempo propício para a pessoa entrar em si mesma e diante de Deus avaliar a sua caminhada de vida. Também é a oportunidade, iluminado pelas luzes do Espírito Santo, a revisar as metas, os valores e as motivações. É tempo de mudar, de conversão. Em consequência, estaremos preparados para a saída em missão e ir ao encontro do outro, colocando-se a seu serviço. A esmola e a doação marcam esta disposição para sair de si e ir ao encontro dos mais empobrecidos e necessitados. Deus age por meio de pessoas dispostas a "colocar a mão no bolso", como diz o Papa Francisco, em benefício dos humildes e sofredores.
Por último, temos o jejum que para muitos é apenas reduzir a quantidade de comida. Não é só isso, mas também o exercício de educar os próprios instintos e paixões. Vejamos o melhor jejum , apresentado pelo Papa Francisco: 1) jejum de palavras negativas, enchendo-se de palavras generosas; 2)  jejum de descontentamento, enchendo-se de gratidão; 3) jejum de raiva, enchendo-se de mansidão; 4) jejum de preocupações, enchendo-se de confiança em Deus; 5) jejum de pessimismo, enchendo-se de esperança; 6) jejum de tensões, enchendo-se de orações; 7) jejum de amargura e tristeza, enchendo o coração de alegre serenidade; 8) jejum de egoísmo, enchendo-se de compaixão pelos outros; 9) jejum de falta de perdão, enchendo-se de reconciliação; 10) jejum de palavras excessivas, enchendo-se de silêncio para ouvir os outros.
A Quaresma é um tempo de graças para nos ajudar a refletir como vai a nossa caminhada de vida.
                                                          José Adriano Gonçalves-MLR