sábado, 30 de maio de 2020

FESTA DE PENTECOSTES: UMA MENSAGEM DO SUPERIOR GERAL PE. MICHAEL BREHL



Roma, 30 de maio de 2020
Vigília de Pentecostes

Caros Confrades, Irmãs Leigas Missionárias e Associadas,

No domingo, celebramos a grande festa do Pentecostes e o derramamento do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus. Depois de testemunhar sua ascensão, “Os Doze” retornaram a Jerusalém e se reuniram com Maria, a Mãe de Jesus, e com os outros discípulos, homens e mulheres. Eles se dedicaram à oração e à comunidade. Eles esperaram com esperança, lembrando a promessa de Jesus:

“Você receberá poder quando o Espírito Santo vier sobre você; e vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. ” (Atos 1: 8).

Para Santo Afonso, esses nove dias entre a Ascensão e o Pentecostes são a origem e a mais importante de todas as Novenas, porque essa primeira Novena foi celebrada por Maria e pelos Apóstolos em constante oração e em esperança. O derramamento do Espírito Santo transformou esse pequeno grupo de discípulos temerosos em um grupo cada vez maior de evangelizadores ousados ​​e corajosos.

Talvez este ano possamos nos identificar com Maria e os apóstolos mais pessoal e concretamente do que o habitual. Como eles, muitos de nós passamos a Quaresma e a Páscoa em quarentena, reunidos em pequenos grupos com Maria, em oração, serviço e esperança. A pandemia do coronavírus impôs restrições ao nosso movimento e ao nosso ministério, como nunca experimentamos antes. Mas essas restrições não 'continham' nossa missão! Inspirados pelo Espírito Santo, participamos de iniciativas criativas e empolgantes, implementando todos os meios à nossa disposição: televisão e rádio, mídia social e e-mail, internet e videoconferências. Muitos de nós também escrevemos cartas antiquadas e fizemos ligações telefônicas mais frequentes para outras pessoas que poderiam estar isoladas.

Nossas comunidades, nossos colaboradores leigos e nossas famílias não foram poupados do impacto dessa pandemia. Até onde eu sei, no momento, 10 confrades morreram de Covid-19. Pelo menos mais 20 confrades estão infectados, embora muitos tenham se recuperado completamente. Recebi relatos de alguns missionários leigos, associados e muitos membros da família que morreram ou estão se recuperando de Covid-19. Esse contágio é mundial. Embora muitos provinciais tenham me pedido para não identificar suas Unidades ou pessoas que morreram ou estão infectadas, posso dizer que esse contágio se espalhou por todo o mundo e afetou nossa Família Redentorista em muitos países e continentes.

E esse contágio e pandemia ainda não acabou! Embora as restrições estejam diminuindo em muitos países, em outros, elas estão apenas começando a experimentar o impacto dessa pandemia. Continuamos a aprofundar nossa solidariedade com todas as vítimas, suas comunidades e suas famílias. Que possamos crescer em solidariedade com todo o mundo ferido!

O Papa Francisco nos lembra que esse contágio da infecção pelo coronavírus pode levar ao contágio do medo, do isolamento e da 'autoproteção'. Ele nos chama a acolher, em vez disso, o 'contágio' do Espírito Santo - um contágio de oração e serviço, de solidariedade e boas-vindas. Penso que Santo Afonso e São Clemente ecoariam esse chamado.

Este Pentecostes, reunido em oração com Maria e os Apóstolos, juntamente com Santo Afonso e São Clemente e com todos os nossos santos, benditos, mártires e santos homens e mulheres, que o Espírito Santo nos dê a graça de sermos Testemunhas proféticas e autênticas do Redentor: em solidariedade à missão em nosso mundo ferido!

Em Cristo nosso Redentor,
Pe. Michael Brehl, C.Ss.R,
Superior Geral

sexta-feira, 29 de maio de 2020

ESPÍRITO SANTO... O CONSOLADOR, O PACIFICADOR


O Espírito Santo, quando O convidamos nas nossas feridas, unge as más recordações com o bálsamo da esperança, porque o Espírito é o reconstrutor da esperança.”
(Papa Francisco)


Quem é o Espírito Santo? A Terceira Pessoa da Santíssima que nos proporciona uma caminhada da fé; é o promotor da santidade, o articulador dos nossos encontros com Cristo, com a Virgem Maria, os anjos e os santos. Mais que isso, nos auxilia na consolidação da nossa credibilidade/fé e no aprendizado da caridade.

Diariamente somos levados a conhecer o Espirito Santo, que nos orienta e nos capacita para novas experiências, novas aprendizagens... de partilha, solidariedade e amor. Com Sua ajuda, superamos o orgulho com a humildade; vencemos o ódio com amor, a escuridão com a luz, a malícia com a pureza... É impossível ficarmos indiferentes às inspirações provocadas pelo Espírito Santo.

Neste momento adverso, de intranquilidade é importante falarmos a mesma língua: a do Amor.

Lembrem-se: “O Espírito Santo vai aonde Ele quer..., mas especialmente onde a Oração O chama.”

terça-feira, 26 de maio de 2020

A GUERRA CONTRA UM INIMIGO INVISÍVEL: O CORONAVÍRUS


Nunca se mudou tanto como nos últimos 50 anos: transformação dos valores na família, nas relações sociais, econômicas e trabalhistas, nos meios de comunicação, na extensão da vida dos indivíduos. Em consequência. ocorreram a poluição das águas, do solo, do ar, do mar e o consumismo exagerado e o individualismo gritante.
Os nervos encontram-se à flor da pele e surgem as guerras entre nações, sobressaindo a ganância, o ódio, a destruição e mortes de combatentes e de inocentes.
Sorrateiramente aparece um inimigo invisível, o Covid 19, popularmente conhecido como coronavírus, declarando guerra a todo o universo. É um estado bélico diferente, porém devastador. Paira no ar uma interrogação: qualquer pessoa pode ser a próxima vítima, o próximo contaminado, o próximo óbito. A grande defesa é o isolacionismo familiar, envolvendo os mais idosos e as pessoas com doenças crônicas. Também as crianças e a juventude, porque na maioria são agentes assintomáticos, mas podem ser transmissores da virose. Os grandes heróis nesta guerra, que estão no combate direto, são os profissionais da área de saúde.
O ódio, o consumismo e o individualismo reinantes já começam a dar lugar ao amor, a partilha e a solidariedade. Este vírus começa a atingir seus objetivos: a purificação do ser humano, porque o universo é para todos, sem distinção de qualquer natureza. Também o planeta terra começa a ser purificado da poluição, provocada por seus habitantes. Temos certeza que o futuro do universo será diferente, ocorrerá um renascimento. Vamos aguardar.
Deus, que estava tão esquecido, começa a ser lembrado. Não nos esqueçamos que Ele é Pai de todos nós e nos deu gratuitamente a vida, tornando-nos responsáveis por ela. Nesta guerra em que nos encontramos, social e econômica, devemos lutar para preservar o valor maior que é a vida. Lutemos por ela e pela subsistência de cada um.
Estamos na Semana Santa, comemorando a vitória de Jesus sobre a morte, porque Ele ressuscitou. Tenhamos fé, porque Ele vencerá conosco este terrível inimigo, o coronavírus, porque para Ele nada é impossível. Tenhamos esperança, porque Ele prometeu estar conosco até a consumação dos séculos. Tenhamos muito amor, o mandamento que Ele nos ensinou, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida para a vitória final. Maria, a Mãe do Cristo e de toda a humanidade, também sente e sofre a dor, o sofrimento, a angústia, o medo e a insegurança de seus filhos. Como nossa intercessora onipotente, roga pela reabilitação de cada um de nós, junto à ternura do seu Filho Jesus.
                                  José Adriano Gonçalves – MLR/Rio

sexta-feira, 15 de maio de 2020

PARABÉNS, PADRE SOUZA!



Pe. Souza, hoje é um dia todo especial ... o seu aniversário.
Este 15 de maio é um dia em que você dá mais um passo para novos caminhos e conquistas
Nós, MLR, desejamos que sua vida continue iluminada pela Luz Divina; conquiste seus objetivos; que sua missionariedade seja abençoada e muito ungida.
 A sua vida é, e será sempre, recomeços e desafios. Mas, com certeza, com a presença amorosa do nosso Redentor e com a proteção maternal de Maria, a Mãe do Perpétuo Socorro.

Acolha o carinho dos MLR...
Alaíde, Angela Mª, Ariadne, Catarina, Cátia, Deise, Dennis, Esmeralda, João Carlos, José Adriano, Luciana, Maria D’Arc, Mônica, Nair e Paulo

sábado, 9 de maio de 2020

NOSSA ETERNA GRATIDÃO ÀS MÃES


Caros amigos/as missionários/as...

Não existe pessoa mais especial neste mundo do que as nossas mães, não é mesmo? 

Então, aqui vai nossa homenagem a elas, a todas sem exceção, que se doaram, batalharam pelos seus filhos, passaram noites em claro, torceram para a felicidade de seus amados rebentos! Umas ainda caminhando com seus filhos, netos; outras, lá de cima, junto de Deus, como intercessoras.

Quando pensamos em MÃE, ser MÃE, nos vem à mente: gerar, dar à luz, cuidar, nutrir e amar, amar, amar... incondicionalmente, de forma desmedida, incontida.

E Deus, na sua infinita bondade, criou esse ser incomensuravelmente belo, grandioso e maravilhoso!

Obrigado é muito pouco, muito pouco mesmo... presentes, nem de longe é tudo. Agora, o reconhecimento, isso sim é pra lá de bom.

Fica aqui, a nossa eterna gratidão a elas!
Nair Pimenta