sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

BEATO PEDRO DONDERS

Dia 14 de Janeiro a Congregação Redentorista festeja
 um de seus amados beatos.


Beato Pedro Donders, holandês, nasceu em 27 de Outubro de 1809, oriundo de família muito pobre, teve que trabalhar cedo, para cooperar com as despesas da casa. No entanto, desde a infância, Pedro tinha o desejo de se tornar sacerdote. Com o auxílio do clero da sua paróquia, aos vinte anos pôde começar os estudos no seminário menor. Posteriormente, foi ordenado sacerdote dia 5 de junho de 1841.

Enquanto ainda cursava os estudos teológicos, foi orientado pelos superiores do seminário para as missões da colônia holandesa do Suriname. Chegou a Paramaribo, capital da colônia, a 16 de setembro de 1842 e dedicou-se imediatamente aos trabalhos pastorais que haveriam de ocupá-lo até a morte. Suas primeiras obrigações consistiram em visitas regulares às plantações ao longo dos rios da colônia, onde ele pregava e administrava os sacramentos, principalmente aos escravos. Suas cartas mostram a sua indignação com o tratamento que era dado aos africanos forçados ao trabalho nas plantações.

Em 1856 foi enviado à colônia dos leprosos de Batávia. Não só dava assistência religiosa aos doentes, mas cuidava deles pessoalmente. Conseguiu melhorar as condições de vida dos leprosos, tomando iniciativas em levar reivindicações às autoridades da colônia. Quando em 1866 os Redentoristas chegaram para assumir a missão do Suriname, Pe. Donders e um outro sacerdote, seu companheiro, pediram admissão na Congregação.

Como Redentorista, ele agora voltaria sua atenção para os povos indígenas do Suriname. Prosseguiu esse serviço, antes negligenciado por falta de pessoal, quase até a morte. Começou a aprender as línguas dos nativos e a instruí-los na fé cristã, até que o declínio das suas forças o obrigou a deixar para outros o que tinha começado.

Morreu em 14 de janeiro de 1887. A fama de santidade espalhou-se no Suriname e na sua pátria, a Holanda. Sua causa foi introduzida em Roma e a 23 de maio de 1982 ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II.

Nair Pimenta - MLR/RIO




Nenhum comentário:

Postar um comentário