quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

FELIZ ANIVERSÁRIO, Pe. LUÍS CARLOS!!!


Hoje, 31 de Janeiro, Dia de São João Bosco - homem voltado para o céu, e , em especial, para os jovens -, é um dia todo especial... é o seu aniversário.

À frente, novos desafios e vitórias que, com certeza, marcarão sua caminhada.
Nós, MLR, temos a alegria e satisfação de caminhar com o senhor que, com seu sorriso, cativa e contagia a todos.
Que o nosso Redentor conceda-lhe, por todo o sempre, jovialidde, coragem, fortaleza, determinação e sabedoria para continuar fazendo de sua vida um caminho bonito, pleno da presença do Salvador.
Rogamos também a nossa Mãe do Perpétuo Socorro que oriente seus passos, por onde for.

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Acolha, em seu coração, o nosso afetuoso abraço.
MLR/Rio
(Alaíde, Angela Mª, Ariadne, Cátia Regina,  Cleo, Deise, Esmeralda, João Carlos, José Adriano, José Gurgel, Julia, Maria Conceição, Nair e Paulo)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A CONVERSÃO DE SÃO PAULO

 
 Pintado em Gênova - Itália, no século 17, por Giovanni Batista Gauli,
pertence à Abadia de São Paulo em Fiastra, na Itália.
 
No dia 25 de Janeiro se celebra a conversão de São Paulo que, de perseguidor tornou-se o maior anunciador do Cristianismo. Contemplar uma conversão é contemplar a misericórdia de Deus agindo no mundo. Conversão é ato de amor do Pai do céu.

É claro que depende de nossa vontade, mas o que nós fazemos, quando nos convertemos, é deixar agir a graça de Deus em nós.

Somos obstinados, teimosos, fracos, mas o Senhor sempre aparece, estendendo-nos a mão e, de uma maneira ou de outra, apontando-nos um novo e verdadeiro caminho a seguir.

O exemplo de São Paulo nos leva a perceber a luz de Deus em nossa vida, ainda que fechemos os olhos e os ouvidos para o seu plano de amor.

São Paulo é conhecido por suas cartas, lidas frequentemente nas celebrações eucarísticas, na Liturgia da Palavra. Através de suas cartas, sabemos muita coisa a respeito de sua vida e das verdades fundamentais de nossa fé.

Ele nasceu em Tarso da Cilícia, por volta do ano 10 da era cristã. Além de ser judeu, era também cidadão romano. Desde a infância, foi educado conforme a doutrina dos fariseus por um sábio chamado Gamaliel. Destacou-se inicialmente como um implacável perseguidor das primeiras comunidades cristãs. Foi conivente com o assassinato de Santo Estevão.

Sua conversão ocorreu de modo inesperado a caminho de Damasco, quando liderava uma perseguição contra os cristãos daquela cidade. Jesus Ressuscitado apareceu-lhe e o derrubou do cavalo, transformando-o de cruel perseguidor dos cristãos em ardoroso apóstolo dos gentios.

Ele consagrou a sua vida ao serviço de Cristo, viajando por todo o mundo conhecido de então, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição. É sem dúvida uma das principais colunas do cristianismo.

A conversão de São Paulo é muito significativa no contexto pessoal de todos nós. Que também nós possamos nos converter de coração sincero a viver uma vida conforme a vontade de Deus abandonando os erros e procurando a virtude e a graça de Deus!
 
 
DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

BEATO PEDRO DONDERS

Dia 14 de Janeiro a Congregação Redentorista festeja
 um de seus amados beatos.


Beato Pedro Donders, holandês, nasceu em 27 de Outubro de 1809, oriundo de família muito pobre, teve que trabalhar cedo, para cooperar com as despesas da casa. No entanto, desde a infância, Pedro tinha o desejo de se tornar sacerdote. Com o auxílio do clero da sua paróquia, aos vinte anos pôde começar os estudos no seminário menor. Posteriormente, foi ordenado sacerdote dia 5 de junho de 1841.

Enquanto ainda cursava os estudos teológicos, foi orientado pelos superiores do seminário para as missões da colônia holandesa do Suriname. Chegou a Paramaribo, capital da colônia, a 16 de setembro de 1842 e dedicou-se imediatamente aos trabalhos pastorais que haveriam de ocupá-lo até a morte. Suas primeiras obrigações consistiram em visitas regulares às plantações ao longo dos rios da colônia, onde ele pregava e administrava os sacramentos, principalmente aos escravos. Suas cartas mostram a sua indignação com o tratamento que era dado aos africanos forçados ao trabalho nas plantações.

Em 1856 foi enviado à colônia dos leprosos de Batávia. Não só dava assistência religiosa aos doentes, mas cuidava deles pessoalmente. Conseguiu melhorar as condições de vida dos leprosos, tomando iniciativas em levar reivindicações às autoridades da colônia. Quando em 1866 os Redentoristas chegaram para assumir a missão do Suriname, Pe. Donders e um outro sacerdote, seu companheiro, pediram admissão na Congregação.

Como Redentorista, ele agora voltaria sua atenção para os povos indígenas do Suriname. Prosseguiu esse serviço, antes negligenciado por falta de pessoal, quase até a morte. Começou a aprender as línguas dos nativos e a instruí-los na fé cristã, até que o declínio das suas forças o obrigou a deixar para outros o que tinha começado.

Morreu em 14 de janeiro de 1887. A fama de santidade espalhou-se no Suriname e na sua pátria, a Holanda. Sua causa foi introduzida em Roma e a 23 de maio de 1982 ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II.

Nair Pimenta - MLR/RIO




sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

DIA 05 DE JANEIRO FESTEJAMOS SÃO JOÃO NEUMANN


Para os redentoristas, é uma alegria ter um santo de pequeno na estatura, mas de muita importância para a Igreja e para a Congregação – São João Nepomuceno Neumann, o quarto santo redentorista.

São João Nepomuceno Neumann nasceu em Prachatitz, na República Tcheca, migrou para os Estados Unidos e lá chegou a ser bispo da cidade de Filadélfia. Ele nos revela uma face bonita de do carisma redentorista: dedicação aos pobres e capacidade de descobrir os caminhos mais acertados para a Igreja nos momento difíceis. O protestantismo era forte e agressivo naquele tempo e os emigrantes, além de abandonados e sofridos, eram também hostilizados por serem católicos, entretanto, Pe. João Nepomuceno Neumann soube abrir um caminho importante que deu bases para o catolicismo americano: a formação nas escolas católicas.

Foi um organizador da vida diocesana construindo em poucos anos uma catedral e 80 igrejas. Soube alimentar a vida espiritual com a introdução da Adoração das 40 Horas, devoção em voga no seu tempo. Foi o primeiro a ingressar na Congregação Redentorista nas terras americanas, superior dos redentoristas e nomeado bispo, ministério que realizou durante poucos anos.

No dia 5 de Janeiro de 1860 (aos 48 anos), saiu depois do almoço para ir ao correio, andando pela rua, cambaleia e cai. É levando para uma casa, logo em frente, onde falece. Foi enterrado na igreja São Pedro, dos redentoristas.

Foi beatificado pelo Papa Paulo VI dia 13 de outubro de 1963 e canonizado pelo mesmo Papa dia 19 de junho de 1977. Assim se expressou Paulo VI na sua canonização: “Estava junto aos doentes, gostava de se encontrar com os pobres, era amigo dos pecadores e hoje é a honra de todos os emigrantes”. “Neumann foi sensível aos sofrimentos, à opressão, à pobreza e a todas as necessidades do próximo. A primeira das quais é a necessidade da verdade”.

São João Nepomuceno Neumann é o padroeiro das crianças doentes e dos emigrantes, e protetor contra calúnias.

Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos ajude buscar a Deus no exemplo de São João Neumann.