sábado, 10 de novembro de 2012
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Fundação da Congregação do Santíssimo Redentor
Dia 09 de Novembro, comemoramos 280 anos de fundação da Congregação do Santíssimo Redentor, também conhecida como Congregação Redentorista - a dos missionários redentoristas.
A história da congregação começou em 1732, quando o padre Afonso Maria de Ligório foi descansar numa pequena cidade da Itália chamada Scala. Aí chegando, se deparou com os pobres e abandonados pela Igreja. Depois de muita oração, decidiu que deveria ter um grupo missionário somente para evangelizar esse povo abandonado. A fundação da Congregação Redentorista foi o modo do padre Afonso responder ao chamado de Jesus, de pregar o Evangelho aos pobres.
Os Missionários Redentoristas dão, até hoje, continuidade ao carisma de Santo Afonso, na Igreja e na sociedade: "Fortes na fé, alegres na esperança, ardentes na caridade, inflamados de zelo, humildes e sempre dados à oração”. E seguem o Cristo Redentor com o coração cheio de alegria e sempre prontos a enfrentar as dificuldades da missão. Proclamam o Evangelho com simplicidade no viver e no falar, característica dos Redentoristas.
Os Redentoristas vivem em comunidades missionárias, assim como a mãe de Jesus, Maria de Nazaré. A partir da comunidade, evangelizam pregando as missões populares, atuam em retiros, implementam serviços paroquiais, dinamizam santuários, meios de comunicação, o ensino da teologia moral e ministram o sacramento da reconciliação ou sacramento da misericórdia de Deus. E tem mais: proclamam o amor de Deus dando um sentido especial à vida das pessoas.
Atualmente, em todo mundo, são aproximadamente 5.500 Redentoristas; servem em 77 países dos 5 continentes. Por terem um amor especial por Maria, são responsáveis em propagar no mundo a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Fazem isso com muita dedicação e amor.
Que nesses 280 anos da Congregação, Nossa Senhora, a Mãe querida de Jesus, a do Perpétuo Socorro, ajude a todos os redentoristas a continuarem essa grande obra de amor e redenção.
Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós!
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
RETIRO DOS MISSIONÁRIOS LEIGOS REDENTORISTAS - 2012
Aconteceu no final de semana, de 02 a 04 de Novembro, na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte, o primeiro retiro de Missionários Leigos da Província do Rio.
Conduzido pelos Padres Vicente e Edson, o retiro contou com a participação de mais de cinquenta missionários vindos de Minas, Rio e Espírito Santo. Num ambiente composto por quatro mesas, os temas propostos foram partilhados e meditados profundamente por todos os presentes.
A noite de sexta-feira foi aberta com um jantar de acolhimento, seguido da Celebração da Esperança da Ressurreição, na capela. À luz de velas, o momento foi de sintonia e de pacificar o coração.
O sábado começou com a oração da manhã, na capela, onde os MLRs, após o café, se reuniram para rezar os salmos – Ofício das Comunidades . Em seguida, partilharam a primeira mesa: A PALAVRA DE DEUS, cuja meditação pessoal proposta foi: “Qual o lugar da Palavra de Deus em minha vida?”
Ainda na parte da manhã, os MLRs se dividiram em grupos para fazer a Leitura Orante da Bíblia - leitura, meditação, oração e contemplação.
Já na parte da tarde, aconteceu a partilha da segunda mesa: A EVANGELIZAÇÃO. Discípulos e missionários, alimentados pela Palavra, são chamados a proclamá-la. Uma proposta de revisão da vocação missionária leiga, através da seguinte meditação: “De qual anúncio nossa vida é porta-voz?”
A partilha da terceira mesa: A EUCARISTIA, aconteceu seguida da Vigília Eucarística. Momento de intimidade com o Senhor, ao modo de Santo Afonso. Os missionários de cada unidade ofereceram a Deus seus trabalhos e sua caminhada.
No domingo, após o café, os MLRs partilharam a quarta mesa: MARIA. Além da meditação pessoal, cada unidade se reuniu para rezar o Terço em intenção das Santas Missões.
A missa de encerramento aconteceu na Igreja São José, presidida pelo Pe. Vicente e concelebrada por Pe. Edson e Pe. Flávio. Durante a Celebração houve a entrega dos ícones peregrinos da Juventude Redentorista de Coronel Fabriciano para os jovens de Belo Horizonte e, no momento da Ação de Graças, alguns MLRs, dentre eles o casal Cléo e Gurgel, do Rio de Janeiro, receberam a Cruz Redentorista como sinal de pertença a Congregação.
De volta a casa de retiros, aconteceu o almoço e a despedida.
“Por onde formos também nós, que brilhe a Tua luz.
Fala, Senhor, na nossa voz, em nossa vida.
Nosso caminho, então, conduz, queremos ser assim.
Que o pão da vida nos revigore no nosso sim.”
Cátia Regina – MLR / Rio
Assinar:
Postagens (Atom)