De novo, Novembro. Como passou rápido este ano, mais um de muitos... Novembro, mês rico em celebrações, sinalizando o verão, as férias e as festas também. Mas a primavera ainda está no ar!
Iniciamos celebrando “Todos os Santos”, filhos admitidos na Glória eterna, os que foram canonizados pela Igreja ao longo dos séculos e, também, os que não foram e nem sequer a Igreja conhece seus nomes e que nos precederam em vida na Terra, perseverando na fé em Cristo.
E olha... são multidões, multidões mesmo.
No 2º dia, “Dia de Finados”, há a tradicional romaria aos cemitérios. É de séculos, a tradição de no mês de Novembro recordar os nossos falecidos: aqueles que nos são caros e nos antecederam. Sabemos que a morte continua a ser o maior e mais profundo dos mistérios, para muitas culturas e credos. Mas, para os cristãos, tem o gosto da esperança, um passo definitivo em direção à colheita dos frutos que plantamos aqui na Terra.
Caminhando pelo nosso calendário, no dia 09, comemoramos os “280 anos da Congregação do Santíssimo Redentor”. E tudo começou em 1732, quando o padre Afonso Maria de Ligório deparou, numa pequena cidade da Itália chamada Scala, com os pobres e excluídos pela Igreja. Decidiu, então, que deveria formar um grupo missionário para evangelizar esse povo carente. A fundação da Congregação Redentorista foi a maneira de Afonso responder ao chamado de Jesus, para levar o Evangelho a essas criaturas.
Ah! O feriado do dia 15 de Novembro, o dia da "Proclamação da República", em nosso país. Nesse dia, em 1889, foi implantada uma nova forma de governo. Motivos: crise da monarquia e um movimento republicano muito atuante. A monarquia já não correspondia mais, como forma de governo, às mudanças sociais em processo. A partir de então, o Brasil passou a ser governado por um presidente escolhido pelo povo, através de eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia.
Mergulhamos em uma outra data importante para nós: 20 de Novembro, dia em que comemoramos, aqui no Brasil, o "Dia da Consciência Negra". Essa data não foi escolhida por acaso. Há 317 anos, ou seja, em 1695, Zumbi dos Palamres foi morto numa emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, e nos faz lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, a discriminação racial, a inserção do negro na sociedade brasileira...
No dia 21, celebramos a memória da “Apresentação da Virgem Maria”, festa típica das Igrejas Cristãs do Oriente. O diálogo entre as igrejas cristãs, do oriente e do ocidente, propiciou a inclusão dessa festa no nosso calendário, que comemora a vida Daquela que Deus escolheu como Mãe de Seu filho, como Mãe da Igreja, e rememora também a doação que Maria faz de seu próprio corpo, consagrando-se ao Senhor. Foi através de Maria que o próprio Deus se tornou homem e veio habitar entre nós.
Chegamos a mais um “Dia Nacional de Ação de Graças” que, neste ano, será celebrado na quinta-feira 22 de Novembro. Essa data foi instituída por meio de Lei Federal e pertence a todos os brasileiros, sem distinção de credo religioso. Que esse dia possa ser um momento de gratidão por toda a criação, pelas belezas da natureza, pela nossa família, pelo pão de cada dia, pela nossa Congregação, por todos os talentos presenteados à humanidade pelo Senhor e, principalmente, pela ação do repartir, durante todos os momentos de nossa vida.
Terminando as comemorações do mês, temos no último domingo, no dia 25, a “Solenidade de Cristo Rei”, encerrando o ano litúrgico. Nessa festa, fica explícito que a Cristo pertence o poder, a honra e a realeza de todos os povos, línguas e nações. E que Ele proclamou seu reino quando esteve diante de Pilatos como um vencido e aniquilado. Celebramos, também, o "Dia do Leigo", aquele/a chamado/a a renovar seu compromisso batismal, o de viver no mundo como Jesus Cristo viveu e ensinou. Leigo - vocação missionária, por vezes esquecida, que solitariamente dedica-se ao outro mais necessitado. O/a leigo/a assume o grande desafio de ser pedra viva da Igreja, trabalhador/a do reino de Cristo Rei.
Eis que é chegada a hora da Semana Missionária. De 24 de Novembro a 02 de Dezembro estaremos voltados para esse evento, que ficará marcado na história de nossa igreja. A Equipe Missionária, seguindo os passos de Afonso, com grande expectativa, deposita muita esperança no trabalho. No domingo seguinte, dia 02 de Dezembro, a Igreja começa um novo ano litúrgico, com o Advento, tempo de preparação para a celebração do Natal do Senhor. E a Santo Afonso dá por encerrada a Semana Missionária, tempo de renovação, tempo de reflorescimento.
FELIZ ANO NOVO!!!