domingo, 26 de agosto de 2012

TERCEIRA ESCOLA MISSIONÁRIA

Aconteceu no final de semana, 18 e 19 de agosto, a terceira Escola Missionária na Paróquia Santo Afonso, cujo tema foi: BÍBLIA E LITURGIA.


No sábado, Pe. Maikel Dalbem C.Ss.R. deu início aos trabalhos. Após um momento de apresentação e acolhida, citou a relação existente entre Bíblia e Liturgia.
Segundo Pe. Maikel, ambas têm o mesmo “pano de fundo”: A VIDA.
A Bíblia (origem grega “Biblos” = livros) é vida narrada, de maneira diferente por pessoas diferentes, um conjunto de livros inspirados por Deus a homens que viveram inseridos em uma cultura com um contexto histórico próprio.
Citando os livros da Bíblia, afirmou que eles não têm uma linearidade, foram escritos de acordo com os acontecimentos.
A Liturgia é vida celebrada e marcada em seus tempos e momentos.
Todo símbolo e ação simbólica nas liturgias devem apontar para um único e verdadeiro essencial que é a Trindade que se revela próxima, na entrega do filho único.
Na relação LITURGIA E MISSA, Pe. Maikel descreveu toda a sequência da missa, lembrando que a liturgia é um todo, não dividida em partes.
Afirmou ainda: “Para além do operário, a obra”, a Eucaristia como sacramento cotidiano, a liturgia por excelência. A Eucaristia forma a Igreja e vice-versa, ela é a participação no mistério da entrega de Cristo.
Ele enfatizou a importância do altar como ponto central em toda arquitetura litúrgica, representa a figura do Cristo – sacerdote e sacrifício.


No dia seguinte, Ir. José Domingos C.Ss.R, falou sobre o ANO LITÚRGICO, período pelo qual o cristão revive o mistério da ressurreição. Explicou a simbologia de cada Tempo Litúrgico e, ao final, disponibilizou cópias do texto utilizado na palestra.
Para os que não puderam estar presentes, o texto encontra-se na secretaria da paróquia.
No dia 30 de setembro, estaremos novamente juntos para abertura das Santas Missões Redentoristas no Rio de Janeiro.
Todos são convidados a participar!
Cátia Regina / MLR 

sábado, 25 de agosto de 2012

FORMAÇÃO REDENTORISTA

Conheça as etapas do processo de formação redentorista.



O processo formativo para se tornar um Missionário Redentorista: padre ou irmão.
Na Província do Rio de Janeiro o processo formativo para se tornar um missionário redentorista é desafiante, exigente e muito sólido. Um missionário redentorista é fruto de um longo trabalho de preparação que tem diversas etapas. Tem como objetivo levar o formando à maturidade humana e cristã.
1ª etapa: o despertar e o acompanhamento vocacional
Despertar vocacional: Em primeiro lugar está o trabalho de suscitação e divulgação da obra redentorista. Isto acontece através das várias frentes de trabalho dos missionários redentoristas: Santas Missões, Semanas e Tríduos Missionários, Paróquias, Santuários e Meios de Comunicação: Internet, televisão, rádio, almanaque S. Geraldo, jornais, periódicos e outros materiais de promoção vocacional.
Acompanhamento vocacional: Para os jovens que desejam fazer um processo de discernimento vocacional são oferecidos: Curso Vocacional por Correspondência (CVC); Retiro Vocacional; Encontro Vocacional; Estágio Vocacional e na medida do possível, a visita do Promotor Vocacional à sua família. O responsável por esta etapa é o Pe. Ricardo Alexandre Ferreira, C.Ss.R., que trabalha no Secretariado de Vocações Redentoristas, em Belo Horizonte-MG.
2ª etapa: Comunidade Vocacional Santo Afonso
É a primeira das Comunidades Vocacionais. Residem nesta casa de formação os jovens que cursam o ensino médio ou que se preparam para os estudos superiores. Está localizada na cidade de Juiz de Fora - MG. Tem como lema: “crescer e florescer como gente, na verdade, liberdade e responsabilidade”. Trabalha-se de modo muito profundo a motivação vocacional e as condições para concretizá-la. No momento os formadores desta comunidade são o Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R., e o Ir. Aníbal de Assis, C.Ss.R. Temos 11 formandos; sendo que dois destes se preparam para serem irmãos redentoristas.
3ª etapa: Comunidade Vocacional São Clemente
Nesta etapa estão os formandos universitários estudando Filosofia. Busca-se uma formação acadêmica sólida para alargar a consciência da História e do mundo. Trabalha-se de forma mais profunda a identidade redentorista: história da Congregação e da Província, nossos santos e antepassados. O formando é inserido no trabalho pastoral e das missões redentoristas. São quatro os eixos fundamentais desta etapa: Experiência da Vida Comunitária, Vida e Estudos Universitários, Experiência Pastoral, Vida Espiritual. A Comunidade Vocacional São Clemente está situada em Juiz de Fora, tendo como formador o Pe. Lúcio Bento, C.Ss.R., e no momento temos 12 formandos.
4ª etapa: SPES
Acontece nesta etapa uma pausa na experiência de estudos acadêmicos dos formandos para uma Síntese Pessoal das Experiências Substantivas. Objetivo básico é o de rever e aprofundar o que foi vivido nas etapas anteriores para fazer um discernimento vocacional consistente. Esta comunidade vocacional está localizada em Coronel Fabriciano - MG, junto à Comunidade Redentorista. No momento, o formador é o Pe. Maikel Dalbem, C.Ss.R.
5ª etapa: Noviciado
Como afirma a Constituição 86 da Congregação Redentorista “o noviciado tem por finalidade que os candidatos examinem mais profundamente se realmente são chamados por Deus a seguir a Cristo, pela profissão religiosa, na vida apostólica da Congregação”. Ao término do noviciado (12 meses), o formando faz a primeira profissão, tornando-se um membro da Congregação Redentorista. o Noviciado é em Tietê-SP, junto com a Província de São Paulo. No momento o mestre é o Pe. Dal Bó,C.Ss.R., e o Vice-mestre é o Pe. Mauro Matiazzi, C.Ss.R. São três os noviços da Província do Rio de Janeiro.
6ª etapa: Comunidade Vocacional Dom Muniz
É a última etapa da formação inicial. É a primeira experiência de vida religiosa. Momento de preparação para a consagração definitiva pelos votos perpétuos e para o presbiterato. Tem como tarefa central o estudo de Teologia e a experiência pastoral junto aos mais abandonados. Conjuga-se: Vida Religiosa Comunitária (orante e fraterna), experiência Pastoral, estudo de Teologia e com a inserção no conjunto da Província. O formador e reitor desta comunidade é o Pe. Dalton Barros, C.Ss.R. No momento, temos quatro fratres da Província do Rio de Janeiro e um fráter da Vice-Província da Bahia.
Transição para o Ministério
Após a graduação em Teologia e a profissão perpétua, segue a experiência comunitária redentorista em uma comunidade da Província, momento em que o jovem redentorista se prepara para a ordenação diaconal e sacerdotal. Atualmente, a Província tem um diácono: André Luiz. Ele faz parte da equipe de Missão Inserida, em Cariacica - ES.
Formação dos aspirantes a Irmãos Leigos na Congregação Redentorista
Ao formando que se prepara para ser irmão redentorista, oferece-se um programa formativo que leve em conta seus dons e aptidões; além da formação religiosa e acadêmica, ele tem a possibilidade de fazer cursos profissionalizantes que serão mais tarde valiosos para a vida da Comunidade Redentorista e para a sua prática pastoral. Em nossa Província, juntamente com os formandos que se preparam para o presbiterado, o jovem que deseja se tornar irmão redentorista percorre as seguintes etapas: Comunidade Vocacional Santo Afonso, SPES e Noviciado. Sendo do seu desejo, poderá também fazer os cursos de Filosofia e Teologia. Após a Primeira Profissão Religiosa, continua seu processo de formação junto a uma Comunidade Redentorista.
Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R. Juiz de Fora, MG
 Fonte: “Akikolá”- Informativo da Província de MG, RJ e ES Ano 30 Nº 01 Março de 2012

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ORAÇÃO A VOCAÇÃO



Senhor Deus e Pai, teu povo sofre e meu coração se inquieta.
Tua Igreja se renova e meu coração se alegra.
À medida que cresço e descubro a realidade
de teu amor redentor, vou reconhecendo tua ação
transformadora neste mundo. Bendito sejas!

Jesus, nascido de Maria de Nazaré, irmão de fé e de caminhada,
sinto surgir em mim o desejo de amar-te sempre
mais e trabalhar contigo para que os abandonados deste mundo
se tornem sinais de tua glória e Igreja de tua libertação.
Escolhe-me para missionário da tua Redenção Copiosa!

Espírito Santo de Amor ensina-me o caminho de minha vocação. Eu quero
Que minha vida seja bela e plena.
Dá-me coragem de enfrentar as decisões deste meu caminho.

Maria, Mãe do Perpétuo Socorro e educadora do único sacerdote, Jesus,
aceita-me na tua escola divina para que eu aprenda a ser uma pessoa segundo
o coração do Pai e saiba gastar minha vida na obra da evangelização.
Que assim seja. 
Amém!
(Pe. Ricardo Alexandre Ferreira, C.Ss.R.)

domingo, 19 de agosto de 2012

DOS TEMPOS DE DEUS...

O texto abaixo foi escrito e apresentado pelo Pe. Maikel Dalbem, C.Ss. R. durante palestra na Terceira Escola Missionária. Vale a pena conferir...


Dos tempos de Deus...
Há momentos em que precisamos respirar... Sair da agitação dos dias para perceber as coisas acontecendo e, inclusive, ouvir Deus. A agitação que atualmente vivemos, tende a nos deixar impermeáveis à vida e à voz do Senhor de toda vida. Telefones, computadores, dispositivos móveis... todos estes artifícios tecnológicos imprimem um ritmo acelerado que acaba por tocar e modificar nossa capacidade de assimilação dos tempos da vida e, consequentemente, dos tempos de Deus em nossa vida. Filosoficamente, podemos dizer que a compreensão mais profunda do tempo passa uma real mudança.
Não me compreendam como um apologeta dos bons tempos selvagens, pelo contrário,  entendendo e lanço mão das facilidades que a tecnologia trouxe para o nosso momento. Contudo, chamo a sua atenção, caro amigo, para o fato de que a vida possui tempos diversos que nem sempre acompanham a rapidez vertiginosa que a tecnologia imprime. Lembro-me, com um misto de alegria e nostalgia, dos dias de outrora onde se "gastavam" horas em família ao redor de uma mesa, dos tempos em que se vivia a boa espera por uma carta ou notícia de pessoa querida etc. Sinto que estas coisas nos favoreciam elaborar as vivências, presenças e ausências daquilo que realmente importa. Assim, celebrava-se com mais facilidade a presença de um Deus que se revela na história e nos outros. Estar ontem boas horas com uma família de amigos ao redor de uma mesa me ajudou a consolidar esta sabedoria... 
Não é sem mais que, nos confessionários e nos consultórios, cresce o número de pessoas que reclamam por se sentirem vazias. Pelas ruas, bom observador pode muito bem perceber o olhar vazio de tantos. Digo, sem reservas, que o ritmo acelerado deixa muito pouco tempo para que o ser humano atual construa-se e elabore seus caminhos. Por isso, tão vazio! Hoje, mais do que antes, é preciso compreender que a vida possui tempos diferentes. A rapidez da internet, por exemplo, não se encaixa no mesmo tempo do "ruminar a vida". Se não pudermos compreender isto, dificilmente compreenderemos os tempos de Deus... Pense nisto... Fique com Deus! 
Deixo você com a sabedoria do grande Shakespeare: 
"O tempo é muito lento para os que esperam 
Muito rápido para os que tem medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno." 

P.S.: Perdoem-me por algum errinho que tenha escapado neste texto, não consegui revisá-lo. 

Fonte: http://caminhoshumanosedivinos.blogspot.com.br/2012/01/dos-tempos-de-deus_6807.html

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PARTICIPE!!!


Querido Povo de Deus: Viva Santo Afonso!
Afonso de Ligório fez o propósito de não perder tempo e dedicou todos os seus talentos para a edificação do Reino de Deus.
Seguindo o nosso padroeiro somos chamados, neste mês vocacional, a aprofundar o mistério de nossa fé através de estudos, conferência e retiro.
Você coordenador(a) é convidado a motivar o seu grupo, movimento ou pastoral a participar dos eventos que se aproximam:
12 a 19 de agosto – Semana da Família. Atividades a serem divulgadas no site.
18 e 19 de agosto – Terceira Escola Missionária. A Formação inicia-se 08h30 e termina às 17h00. O Conferencista será o Pe. Maikel Dalbem.
31/08, 01 e 02/09 – RESA. As fichas de inscrição para o retiro paroquial precisam ser entregues o mais rápido possível na secretaria.
Agradeço pela sua dedicação e empenho para que nossa Paróquia seja um sinal do amor de Deus neste mundo.
Pe. Luis Carlos de Carvalho, CSsR

SÃO GERALDO


terça-feira, 7 de agosto de 2012


AGOSTO -  Mês das Vocações

O mês de Agosto é dedicado às vocações. Neste mês, a Igreja celebra as vocações sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja. 
Instituído na 19ª Assembléia Geral da CNBB em 1981, o Mês Vocacional tem como objetivos conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. Presente na maioria das paróquias, a Pastoral Vocacional tem buscado celebrar este mês com animação e criatividade tendo sempre por fim suscitar novas vocações.
Durante o mês cada domingo é reservado para a reflexão e celebração de uma determinada vocação:

*1º Domingo - 05/08 - Vocações Sacerdotais - Dia do Padre;
*2º Domingo - 12/08 -  Vocação Familiar - Dia dos Pais ;
*3ºDomingo - 19/08 - Vocações Religiosas - Dia  de Vocação à Vida Consagrada;
*4º Domingo - 26/08 - Vocações Leigas - Dia dos Catequistas.
 Participem dos eventos do Mês das Vocações.
 E não esqueçam: de 12/08 a 18/08 estamos comemorando a Semana Nacional da Família, cujo tema este ano é: "A Família: o trabalho e a festa". Sua presença, na Igreja, é muito importante e da sua família também.  

Nair Pimenta
MLR/RIO