Conheça as etapas do processo de formação redentorista.
O processo formativo para se tornar um Missionário Redentorista: padre ou irmão.
Na Província do Rio de Janeiro o processo formativo para se tornar um missionário redentorista é desafiante, exigente e muito sólido. Um missionário redentorista é fruto de um longo trabalho de preparação que tem diversas etapas. Tem como objetivo levar o formando à maturidade humana e cristã.
1ª etapa: o despertar e o acompanhamento vocacional
Despertar vocacional: Em primeiro lugar está o trabalho de suscitação e divulgação da obra redentorista. Isto acontece através das várias frentes de trabalho dos missionários redentoristas: Santas Missões, Semanas e Tríduos Missionários, Paróquias, Santuários e Meios de Comunicação: Internet, televisão, rádio, almanaque S. Geraldo, jornais, periódicos e outros materiais de promoção vocacional.
Acompanhamento vocacional: Para os jovens que desejam fazer um processo de discernimento vocacional são oferecidos: Curso Vocacional por Correspondência (CVC); Retiro Vocacional; Encontro Vocacional; Estágio Vocacional e na medida do possível, a visita do Promotor Vocacional à sua família. O responsável por esta etapa é o Pe. Ricardo Alexandre Ferreira, C.Ss.R., que trabalha no Secretariado de Vocações Redentoristas, em Belo Horizonte-MG.
2ª etapa: Comunidade Vocacional Santo Afonso
É a primeira das Comunidades Vocacionais. Residem nesta casa de formação os jovens que cursam o ensino médio ou que se preparam para os estudos superiores. Está localizada na cidade de Juiz de Fora - MG. Tem como lema: “crescer e florescer como gente, na verdade, liberdade e responsabilidade”. Trabalha-se de modo muito profundo a motivação vocacional e as condições para concretizá-la. No momento os formadores desta comunidade são o Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R., e o Ir. Aníbal de Assis, C.Ss.R. Temos 11 formandos; sendo que dois destes se preparam para serem irmãos redentoristas.
3ª etapa: Comunidade Vocacional São Clemente
Nesta etapa estão os formandos universitários estudando Filosofia. Busca-se uma formação acadêmica sólida para alargar a consciência da História e do mundo. Trabalha-se de forma mais profunda a identidade redentorista: história da Congregação e da Província, nossos santos e antepassados. O formando é inserido no trabalho pastoral e das missões redentoristas. São quatro os eixos fundamentais desta etapa: Experiência da Vida Comunitária, Vida e Estudos Universitários, Experiência Pastoral, Vida Espiritual. A Comunidade Vocacional São Clemente está situada em Juiz de Fora, tendo como formador o Pe. Lúcio Bento, C.Ss.R., e no momento temos 12 formandos.
4ª etapa: SPES
Acontece nesta etapa uma pausa na experiência de estudos acadêmicos dos formandos para uma Síntese Pessoal das Experiências Substantivas. Objetivo básico é o de rever e aprofundar o que foi vivido nas etapas anteriores para fazer um discernimento vocacional consistente. Esta comunidade vocacional está localizada em Coronel Fabriciano - MG, junto à Comunidade Redentorista. No momento, o formador é o Pe. Maikel Dalbem, C.Ss.R.
5ª etapa: Noviciado
Como afirma a Constituição 86 da Congregação Redentorista “o noviciado tem por finalidade que os candidatos examinem mais profundamente se realmente são chamados por Deus a seguir a Cristo, pela profissão religiosa, na vida apostólica da Congregação”. Ao término do noviciado (12 meses), o formando faz a primeira profissão, tornando-se um membro da Congregação Redentorista. o Noviciado é em Tietê-SP, junto com a Província de São Paulo. No momento o mestre é o Pe. Dal Bó,C.Ss.R., e o Vice-mestre é o Pe. Mauro Matiazzi, C.Ss.R. São três os noviços da Província do Rio de Janeiro.
6ª etapa: Comunidade Vocacional Dom Muniz
É a última etapa da formação inicial. É a primeira experiência de vida religiosa. Momento de preparação para a consagração definitiva pelos votos perpétuos e para o presbiterato. Tem como tarefa central o estudo de Teologia e a experiência pastoral junto aos mais abandonados. Conjuga-se: Vida Religiosa Comunitária (orante e fraterna), experiência Pastoral, estudo de Teologia e com a inserção no conjunto da Província. O formador e reitor desta comunidade é o Pe. Dalton Barros, C.Ss.R. No momento, temos quatro fratres da Província do Rio de Janeiro e um fráter da Vice-Província da Bahia.
Transição para o Ministério
Após a graduação em Teologia e a profissão perpétua, segue a experiência comunitária redentorista em uma comunidade da Província, momento em que o jovem redentorista se prepara para a ordenação diaconal e sacerdotal. Atualmente, a Província tem um diácono: André Luiz. Ele faz parte da equipe de Missão Inserida, em Cariacica - ES.
Formação dos aspirantes a Irmãos Leigos na Congregação Redentorista
Ao formando que se prepara para ser irmão redentorista, oferece-se um programa formativo que leve em conta seus dons e aptidões; além da formação religiosa e acadêmica, ele tem a possibilidade de fazer cursos profissionalizantes que serão mais tarde valiosos para a vida da Comunidade Redentorista e para a sua prática pastoral. Em nossa Província, juntamente com os formandos que se preparam para o presbiterado, o jovem que deseja se tornar irmão redentorista percorre as seguintes etapas: Comunidade Vocacional Santo Afonso, SPES e Noviciado. Sendo do seu desejo, poderá também fazer os cursos de Filosofia e Teologia. Após a Primeira Profissão Religiosa, continua seu processo de formação junto a uma Comunidade Redentorista.
Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R. Juiz de Fora, MG
Fonte: “Akikolá”- Informativo da Província de MG, RJ e ES / Ano 30 / Nº 01 / Março de 2012